O Vale do Amor é uma ampla área verde em Petrópolis, com jardins que homenageiam várias religiões. É um lugar que alia espiritualidade e contato próximo com a natureza.
No começo do percurso, você atravessa um Torii, um portão japonês que em santuários xintoístas marca a transição do mundano para o sagrado. Enquanto passa pelos jardins, você encontra várias imagens de divindades orientais, sendo que muitas contam com placas explicando seu significado.
Um labirinto formado apenas por uma espécie de bromélia nos convida a abandonar qualquer pensamento e caminhar, prestando atenção em cada passo. Labirintos são considerados uma preciosa ferramenta de meditação, por sua capacidade de acalmar os pensamentos, equilibrar as emoções e clarear a mente para as escolhas dos melhores caminhos.
O Santuário Vale do Amor foi idealizado por um médium chamado Sérgio Fecher. O Santuário Vale do Amor fica no bairro Fazenda Inglesa, na serra do Rio de Janeiro, a aproximadamente 40 minutos de carro do Centro de Petrópolis.